Como é que os bebés descobrem o mundo? 4 formas para aumentar a percepção visual dos bebés.

Como é que os bebés descobrem o mundo? 4 formas para aumentar a percepção visual dos bebés.

Quando os bebés nascem podem ver. No entanto a visão é um dos sentidos que se desenvolve lentamente ao longo do tempo. Nas primeiras semanas de vida, os recém-nascidos só conseguem ver imagens muito vagas e embaciadas. Podem reconhecer rostos e contrastes. Mas os bebés só conseguem seguir um objeto com os olhos a partir do primeiro mês de idade. Este processo exige deles elevados níveis de força muscular no olho além da necessária coordenação.

Os bebés conseguem ver cores?

Os bebés só começam a perceber a existência de cores a partir do segundo e terceiro meses de vida. Em primeiro lugar, eles começam por distinguir tons de cores. Depois desenvolvem um interesse em cores primárias brilhantes e contrastes.

A partir do quarto mês de idade, começam a reconhecer objetos e a sua perceção de profundidade vai melhorando. Somente após o oitavo meses é que a perceção visual do bebé atinge um desenvolvimento suficiente para perceber o ambiente que o rodeia, tal como um adulto consegue.

No entanto, irá ainda demorar algum tempo até a criança alcançar a acuidade visual total. Assim como para desenvolver plenamente a sua capacidade de visão espacial e perceção dos contrastes.

Encorajar o desenvolvimento visual dos bebés

Os pais devem ajudar os seus filhos a desenvolver a visão no primeiro ano de vida. A perceção visual é um pré-requisito essencial para muitas outras ações como por exemplo, o primeiro sorriso intencional ou alcançar um objeto.

A visão espacial está relacionada principalmente com a estimulação da coordenação mão-olho. Os brinquedos mais atraentes são ideais para encorajar os bebés a explorar e perceber visualmente o que o rodeia desde muito cedo.

À medida que a sua capacidade de ver se desenvolve cada vez mais, as crianças pequenas começam a perceber as coisas que as rodeiam, a reconhecê-las e a apontá-las. Se eles virem algo particularmente excitante fora do seu alcance, isso também os encorajará a gatinhar ou rastejar na sua direção para o agarrar e inspecionar o objeto com mais detalhe.

Além disso, os especialistas recomendam a exposição à luz do dia, o que promove o desenvolvimento das células nervosas do nervo ótico. Desta forma, brincar na rua sempre que o tempo o permita é de grande importância a vários níveis.

Como podemos aumentar a perceção visual do bebé?

São várias as formas como os pais e educadores podem fazê-lo. Sugerimos 4 formas:

O bebé vai interiorizando gradualmente formas e cores, de acordo com o seu desenvolvimentovisual. Depois do preto e branco, começa a reconhecer o amarelo e o vermelho. As cartas com imagens de alto contraste contribuem para a adaptação à percepção visual do bebé, para o desenvolvimento da inteligência visual-espacial e para a identificação de contornos de um objeto. Desta forma estimulamos a mobilidade e a capacidade de agarrar coisas.

Os estímulos visuais podem ser dados de muitas formas diferentes: pode ser um mobile colorido suspenso sobre o muda fraldas ou no berço do bebé. Ou ainda uma espiral no carrinho de passeio ou num arco. O importante é que seja estimulante ou olho para que os entusiasme a querer tocar com a mão. Uma outra opção podem ser os tapetes de actividades com cores e sons que se ouvem em resposta a uma movimento de toque. Todos estes diferentes efeitos ajudam a treinar a coordenação olho-mão.

Os primeiros livros que devemos apresentar aos bebés são os livros de pano. Feitos de tecido com cores e texturas e até alguns sons, como as folhas crepitantes ou os guizos. Depois os livros de banho, para brincarem na banheira e ainda os livros de madeira. Todos eles com imagens simples e apelativas, que convidam as crianças a quererem espreitar e experimentar.

Quando a mãe ou o pai está a brincar ou a falar com o bebé, pode ao mesmo tempo balançar um peluche com as mãos. O movimento do peluche vai atrair a atenção do bebé. As luvas fantoche são perfeitas para este estímulo. Além de estimular a visão, ajudam também a iniciar o processo de aprender a conversar.

A estimulação visual do bebé nos primeiro tempos da vida é fundamental para que a sua perceção do mundo seja cada vez mais real. Uma vez que a perceção visual é mais rápida do que o desenvolvimento motor, a capacidade de ver com nitidez funciona assim como estímulo ao movimento!

Por outro lado, o jogo e brincadeira entre pais e filhos cria laços mais próximos, ajuda os bebés a descobrirem o mundo à sua volta e prepara-os para aprenderem a falar.

Image by amyelizabethquinn from Pixabay 

Posts similares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *