7 ideias para lidar com a rotina do dormir
Porque é tão importante a rotina do dormir?
Dormir o suficiente e com um horário regular de sono pode tornar mais fácil o dia a dia de todos, crianças e adulto. Sabe-se atualmente, que o sono desempenha um papel fundamental na recuperação da energia para o dia seguinte, no equilíbrio metabólico e no desenvolvimento físico e mental (1). Para as crianças não é diferente e por isso, uma rotina previsível também dá ao seu filho uma sensação de segurança e ensina-o a adormecer sozinho.
A vários estudos mostram que as crianças que seguem rotinas de dormir têm maior probabilidade de dormir mais cedo, demorar menos para adormecer, dormir mais e acordar menos durante a noite. Sem dúvida que estabelecer uma rotina do dormir, traz muitos benefícios, para as crianças mas também para os pais.
Por isso partilhamos 7 ideias para que consiga sair vitorioso deste confronto entre a vontade de brincar mais um bocadinho e a necessidade de ir dormir.
1 – Seja claro
Para todas as crianças e em especial as mais novas, explique-lhes como é a rotina do dormir. Clarifique cada uma das etapas – ir à casa de banho, escovar os dentes, escolher a roupa do dia seguinte, ler uma história, etc. Como sabemos, as crianças respondem melhor a ideias visuais. Por isso crie um gráfico ou arranje um livro que detalhe essas etapas. Isto vai ajudar a criar uma determinada rotina e eles passam a saber com o que é que contam.
2 – Desligar
Pelo menos 1 hora antes de deitar, não permita o acesso aos equipamentos eletrónicos de casa. E à televisão se possível também. Segundo estudos “As crianças que assistem à TV ou jogam jogos de consola antes de dormir tiveram em média 30 minutos a menos de sono do que os que não viram e não jogaram. E as crianças que usaram o telefone ou computador antes de dormir tiveram uma hora a menos de sono do que as que não usaram”.
3 – Capacite-os
A maioria do dia dos nossos filhos é ditada por outra pessoa: o professor na escola, o treinador no treino desportivo, a hora do banho, o que jantam e a que horas vão dormir pelos pais. Deixe que eles possam também afirmar a sua personalidade permitindo que escolham coisas como o pijama, o peluche com que querem dormir ou o livro que querem ler antes de adormecerem. Isto, não só os ajuda a tomar decisões, mas também lhes dá algum controlo sobre as suas escolhas.
4 – Tempo para acalmar
Não havendo equipamentos eletrónicos é importante que esse tempo antes de deitar seja preenchido com outras atividades. Faça com que esse tempo seja de família. Joguem um Jogo enquanto ouvem uma música escolhida cada dia por um membro da família. Ou partilhem como foi o dia de cada um e façam perguntas sobre o que cada diz. Os seus filhos vão sentir-se importantes e os pais vão descobrir uma série de novidades sobre os filhos.
5 – Apagar medos
Cá em casa as crianças têm/tiveram duas coisas que as incomodava na hora de ir dormir: o medo do escuro e que os pais estivessem a fazer coisas que também elas queriam fazer (ver TV, estar online com os amigos ou no computador, etc). Todas as crianças usam estes ou outros argumentos/medos para prolongar o momento de ir para a cama e adormecer. O medo do escuro resolvemos com uma luz de presença e quando além do escuro apareceram os monstros fizemos em família um cartaz na porta do quarto a dizer: Proibido a entrada a monstros no quarto. E resultou! Quanto ao que os pais fazem depois de eles dormirem, nada como explicar-lhes qual é a nossa rotina de ir para a cama para lhes mostrar, que não é assim tão diferente da deles. Na verdade só muda a hora!
6 – Seja de ferro
Há crianças que querem sempre mais um beijinho, mais uma bolacha ou um golo de água porque têm sede… Eles são mestres em nos obrigar a ir ao quarto vezes sem conta. Nada como estabelecer limites e cumpri-los… pacientemente. Apenas assim vamos conseguir que a fase mais difícil da rotina do dormir seja aprendida por eles. É difícil mas todos conseguimos.
7 – Consistência é fundamental
Acima de tudo, seja consistente! De acordo com Jill Spivak, co-fundadora da Sleepy Planet Parenting “Quanto mais cedo o seu filho se adaptar a um horário fixo de deitar em tempo escolar, melhor ele se sentirá durante as primeiras aulas da manhã.” Para que isso aconteça a rotina do dormir tem de ser diária e igual todas as noites. E escolha uma hora de dormir o mais cedo possível. Estudos demonstram que as primeiras horas de sono promovem saúde, um sono continuo e melhoram as competências cognitivas das crianças.
Deixamos algumas sugestões de livros e acessórios que podem ajudar a criar ou a reencontrar a rotina de dormir: