O Desenvolvimento da Fala nas Crianças
|

O Desenvolvimento da Fala nas Crianças

Os bebés e as crianças nascem com todas as competências necessárias para interagir com o seu ambiente. Estas incluem a linguagem falada, expressões faciais, gestos e linguagem corporal. Isto significa que eles podem comunicar com outras pessoas desde o nascimento. Assim começa o Desenvolvimento da Fala nas Crianças.

Isto é importante, porque a comunicação de necessidades urgentes garante a sobrevivência. Seja através de sons individuais que expressem um desejo, de contato físico ou chorar e gritar para registar o seu desconforto. Normalmente, os pais intuitivamente sabem o que o bebé quer comunicar. Assim sendo conseguem entender os sons e expressões faciais dos seus pequenos, da mesma maneira que entendem a linguagem falada.

Pouco a pouco, as crianças aprendem a falar. O desenvolvimento da fala de uma criança leva muito tempo. Embora o centro de fala no cérebro já exista ao nascer e os órgãos e músculos necessários para falar estejam formados. Cada criança aprende as suas competências linguísticas à sua velocidade própria. Por isso, a idade em que uma criança começa a falar varia consideravelmente de criança para criança. De igual forma, as crianças aprendem o vocabulário e a formar frases em tempo e velocidade diferentes.

Quando é que as crianças começam a falar?

Algumas crianças podem começar a dizer as suas primeiras palavras pelos nove meses de idade. Outras pelo primeiro aniversário, enquanto outras demoram até aos dois anos de idade. No decorrer do terceiro ano, o número de palavras que as crianças incorporam ativamente na linguagem que usam, aumenta exponencialmente. Os especialistas acreditam que as crianças aprendem as suas primeiras 50 palavras a um ritmo muito lento. Mais tarde, no entanto, elas podem aprender até 10 novas palavras por dia! Esta fase ocorre aproximadamente dos 18 meses até aos 6 anos de idade.

O desenvolvimento da fala é divertido

Como regra, as crianças também gostam de falar e são muito criativas com sons, palavras, frases e com as suas vozes. Todas as situações diárias podem ser facilmente usadas para incentivar as crianças no maravilhoso processo do desenvolvimento da linguagem. Muitas palavras, bem como gramática e pronúncia, são ampliadas e consolidadas pela prática ativa: quando estão a fazer um puzzle ou um jogo de tabuleiro, a ler livros e/ou a ler em voz alta, bem como a ver livros ilustrados ou mesmo a cantar. As possibilidades são infinitas!

O desenvolvimento da fala através do brincar

A dramatização é uma maneira maravilhosa de aprender a conversar um com o outro. Particularmente, quando brincam com bonecas, as crianças processam coisas que experimentaram na sua vida diária e frequentemente adotam o papel de pai ou mãe. Geralmente repetem conversas ou às vezes permanecem completamente caladas. Mesmo assim, elas estão a contar uma história na sua mente e, ao fazê-lo, estão a expandir as suas competências linguísticas.

Descubra qual A importância das bonecas na vida das crianças.

O desenvolvimento da fala com livros infantis

Boas histórias inspiram as crianças a falar! É por isso que ler em voz alta é tão importante para o desenvolvimento da linguagem. Também aumenta a personalidade e as competências sociais das crianças. Desta forma, a leitura regular em voz alta num horário fixo – por exemplo antes de deitar – torna-se um momento para um amplo aconchego e uma sensação de bem-estar.

Os bebés podem brincar com livros de pano pequenos. E, com um ano de idade, as crianças têm idade suficiente para seus primeiros livros ilustrados com ilustrações simples e rimas curtas (lidas pelos pais). Mais tarde, eles aproveitam pequenas histórias e os seus primeiros livros de não-ficção sobre o dia-a-dia, os animais favoritos, veículos bem como brinquedos, para aumentar o vocabulário e aperfeiçoarem a linguagem.

Leia mais sobre este assunto no artigo Porquê ler livros às crianças 

Texto adaptado de HABA

Posts similares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *