5 Dicas para Organizar uma Festa de Aniversário
Para alguns pais, organizar a festa de aniversário do seu filho, é um drama. Enquanto para outros bastará um bolo e os amigos para cantarem os parabéns. Muitos acham que todo o processo de organização da festa é um stress e até mesmo um excesso de trabalho. Porém outros acham que não há nada mais fácil. O mais importante é que a festa, seja ela grande ou pequena, vá ao encontro dos desejos da criança e seja adequada à sua idade. O tipo de festa e o orçamento familiar disponível também são bastante importantes. Aqui temos 5 dicas simples e rápidas para vos ajudar com esta tarefa, que por vezes não é fácil.
Enviar os convites
Quem vamos convidar? Este é um ponto quase tão desafiador quanto decidir quem convidar para um casamento! Tente ter em atenção as ideias da criança. Se não puder convidar a turma inteira, não distribua os convites na escola. As crianças acabam sempre por falar entre elas e os não convidados vão ficar tristes… Se convidar apenas alguns amigos próximos, entregue os convites para a festa de aniversário em mão aos pais ou envie por e-mail.
O local da festa
Este é muitas das vezes um grande problema, mas uma boa pesquisa pode ajudar. E a recolha de opiniões entre os amigos também. Ou pode ainda optar por um local onde a criança já tenha ido a uma festa de aniversário de outro amigo e tenha gostado muito. O mais importante é que seja uma festa de aniversário à medida a personalidade do seu filho e que faça dele uma criança ainda mais feliz! O tema também é importante, mas aí eles são quem tem a ultima palavra.
Comida para todos
Certifique-se de que há comida suficiente para todos. Quanto mais simples melhor e não entre em excessos! As crianças na verdade querem é brincar, embora para isso precisem de muita energia! Escolha opções equilibradas entre o saudável e o apelativo, afinal o aniversário é uma festa! Sirva em doses pequenas evitando os desperdícios. Uns doces extra para o final da festa podem ser uma boa alternativa. Não se esqueça de ter sacos de lixo espalhados pelo espaço.
Brincadeira ou Festa de pijama?
Planeie sempre várias atividades. Jogos tradicionais, macaquinho do chinês, corrida de sacos ou a corrida dos ovos são boas ideias. Estas actividades ajudam as crianças a conhecerem-se melhor e a interagirem mais facilmente. Na 2ª parte da festa, após o lanche, organize as crianças em grupos dê-lhes actividades criativas que possam realizar livremente como pintar, decorar um painel, fazer pulseiras de enfiamentos ou aviões de papel. Esta é uma boa opção para os acalmar antes da chegada dos pais. As crianças mais velhas costumam gostar de festas do pijama. Se pensar em algo assim, não se esqueça que terá que os acompanhar e supervisionar (tenha em mente que provavelmente não vai dormir muito). Pode ser sem dúvida uma experiência maravilhosa para as crianças, e será a festa de aniversário que se vão recordar durante anos!
O horário perfeito
As crianças mais pequenas estão no seu melhor na parte da manhã ou no início da tarde (o que também significa que terá mais tempo para organizar tudo). Já para as crianças mais velhas, o início da festa ao meio da tarde dá-lhes tempo para recuperarem das multi-actividades de fim de semana. Além disso, os pais dos amigos agradecem por poderem aproveitar algumas horas de folga.
Na próxima será a sua vez!