As Crianças Precisam de Música
|

As Crianças Precisam de Música

A música é a linguagem mais universal do mundo. Muito antes da fala e da sua compreensão se desenvolverem, as crianças já entendem a comunicação através da música. Vários estudam já mostraram que ainda no útero,  já percebemos melodias, ritmos e sons e que reagimos a elas com sentimentos de felicidade.

Primeiro, são os constantes batimentos cardíacos da mãe. Pouco tempo depois, os bebés ouvem os pais a falar e a cantar, as suaves melodias das caixinhas de música ou simplesmente a que é tocada próximo de si e da sua Mãe. Essa ligação positiva  também molda a criança recém-nascida na sua vida futura. Desde o início, as canções de embalar têm um efeito particularmente calmante nos bebés. Sem dúvida, as Crianças Precisam de Música!

Descubra como ocorre o Desenvolvimento da Audição nas Crianças 

Cantar e fazer música também são elementos-chave no desenvolvimento dos bebés e das crianças pequenas. Está cientificamente provado que as crianças que crescem com música aprendem a andar e a falar mais cedo.  Especialmente em crianças pequenas, contribui de forma importante para a expansão do vocabulário.

Quer se trate de canções ou rimas infantis cantadas, acompanhadas com movimentos de dedos e mãos, a música em todas as suas formas possíveis estimula o cérebro. E é por isso que as crianças que fazem música conseguem lembrar-se de muitas palavras novas com mais facilidade. Cantar em grupo ajuda à expansão do vocabulário de forma particularmente eficaz.

Curiosidade natural para a música

As crianças têm uma curiosidade natural e aguçada por sons e ruídos. Caixinhas de música ou rocas fascinam qualquer criança assim como a música que toca na rádio ou as músicas que os pais lhes cantam.

No entanto, o mais divertido para as crianças é, elas próprias, fazerem a sua música. Na maioria das vezes, começam por produzir sons com sua própria voz e/ou batendo em brinquedos ou outros objetos lá de casa ou com a colher no prato ou na mesa, desde muito cedo.

“Os primeiros instrumentos são uma boa opção para familiarizar as crianças com o mundo da música”, diz Dietling Löbker, professor de música e autor das instruções de jogo para os jogos musicais da HABA.

Instrumentos musicais para bebés e crianças pequenas

Lidar com a música promove o desenvolvimento da rede de estruturas neuronais do cérebro. “Os hemisférios direito e esquerdo do cérebro são estimulados ​​simultaneamente. É por isso que as crianças que fazem música aprendem a falar melhor e conseguem lembrar-se do que aprenderam mais rapidamente e durante mais tempo ”, diz Dietlind Löbker.

Sublinha ainda que ao cantar e fazer música são processadas simultaneamente várias coisas no cérebro. Por um lado, as crianças prestam atenção ao ritmo, aos sons e às notas. Mas ao tocar um instrumento, elas precisam não só de ouvir atentamente, mas também coordenar seus movimentos. “Quanto mais cedo as crianças entram em contato com a música, melhor para as redes neuronais do cérebro. A música também ajuda as crianças a lidar com as suas emoções de forma mais eficaz e permite que sejam emocionalmente mais equilibradas ”, explica

Primeiros instrumentos ajudam a começar a fazer música

Os instrumentos musicais promovem o desenvolvimento musical do seu filho, aumentam sua intuição para o ritmo e treinam competências da fala. Há um instrumento para todas as crianças: pandeireta, chocalhos diferentes, guizos ou conjuntos de diferentes instrumentos como o Crocodilo Musical. Ao experimentá-los, as crianças aprendem como os sons são produzidos.

Nas marcas comercializadas na Companhia dos Brinquedos, como todas as partes dos instrumentos estão interligadas de forma firme, são seguros a partir dos primeiros meses. Não há por isso peças pequenas que possam ser engolidas. Além disso, permitem que as crianças possam mover os instrumentos de forma segura sempre que quiserem.

Por outro lado os bebés e crianças acham os fantoches particularmente engraçados. Os pais podem dar vida ao fantoche e adicionar acompanhamentos musicais a histórias emocionantes. Chocalhos ou guizos costurados resultam num conjunto de sons muito divertidos. Claro, que as crianças também podem dar vida aos bonecos macios e fofinhos! Todas as características destes bonecos, cores brilhantes, diferentes materiais e os alegres efeitos sonoros, estimulam de forma divertida os sentidos de todos os pequenos.

Posts similares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *