Regressámos à escola!
Regressámos à escola após um último ano letivo que foi, em tudo, muito diferente. Mas agora, é tempo de os alunos regressarem à escola com entusiasmo e alegria! Há muito que podemos fazer para reforçar os sentimentos de confiança e segurança dos nossos filhos enquanto eles entram num novo ano letivo.
Reunimos algumas formas de entrar no mindset de “regresso à escola” e como lidar com ansiedades ou emoções.
Vamos para a escola!
- Criar rotinas diárias para as crianças
Rotinas consistentes dão conforto e uma boa sensação de segurança às crianças pequenas. Seguir uma programação diária faz com que as crianças se sintam mais seguras e felizes, o que geralmente leva a um melhor comportamento, além de boa cooperação.
Quando sabem o que esperar e o que se espera deles, as crianças sentem-se mais confortáveis e confiantes sobre o que está por vir. Sugerimos alguns jogos que ajudam as famílias a preparar e a estabelecer esta tão desejada rotina como: Casa das Rotinas, Quadro de rotina, Luz de Presença KIDYNIGHT Koala
- Aliviar a ansiedade sobre voltar para a escolaÉ perfeitamente natural que, até o aluno mais entusiasmado se sinta nervoso e inseguro. Um novo ano escolar chega com uma nova sala de aula, um ou vários novos professores e ainda novos colegas. As regras e rotinas da sala de aula provavelmente mudaram, assim como as expectativas sobre os comportamentos e até níveis de aprendizagem.
- É muita informação nova para gerir quando ainda se é tão pequeno. É ainda mais difícil quando as crianças e as famílias passaram por um ano extremamente difícil com a pandemia COVID-19. Uma boa leitura antes de dormir pode ajudar a diminuir a ansiedade das crianças. Experimentem os livros: O Pequeno Preocupossauro, Tímidos, Uma Doninha Preocupada, O Monstro das Cores Vai à Escola
Preparar lanches divertidos e incluir algumas mensagens positivas na lancheira, vai certamente ajudá-los a superar os primeiros dias de forma mais leve e confiante. E depois seguem-se as atividades ao fim do dia. É tempo de preparar e escolher a ocupação dos tempos livres!
Por fim e com o passar das primeiras semanas todos (até nós pais) já estaremos no ritmo e cheios de novos projetos.