Porquê uma bicicleta sem pedais?
Tudo começou com uma bicicleta sem pedais e ontem, foi um dia especial!
A nossa filha mais nova começou a andar de bicicleta com pedais e sem rodinhas. Foi a primeira vez que andou numa bicicleta com pedais.
E foi de tal forma fácil que nem ela acreditou! Depois de andar uns 100 metros a correr atrás dela a motivá-la para olhar para a frente e para dar sempre aos pedais, pedi-lhe para parar. O diálogo foi o seguinte:
Pai – Andaste muito bem, agora vamos repetir!
Filha – Mas vais a agarrar no banco outra vez?
P – Porquê? Estás a ver onde está a mãe? Tu vieste desde lá do fundo sempre a andar sozinha e sem eu te agarrar.
F – (com grande ar de surpresa) A sério!?!?!?
Alguns de vocês estão a pensar: Não pode ser!… Mas eu digo-vos: é verdade, aconteceu e pode acontecer com todas as crianças. E a explicação é simples: bicicleta sem pedais.
Aprender a andar de bicicleta
Todos sabemos que andar de bicicleta é das coisas mais divertidas e felizes que uma criança gosta de fazer.
Também sabemos que aprender a andar de bicicleta, sem acessórios de apoio, é dos momentos mais terríveis para qualquer criança. E também para o coração dos pais.
O mundo tem evoluído de forma significativa. E por isso os métodos de ensino para crianças têm vindo também a evoluir para melhorar e facilitar a aprendizagem. Como sabemos é incomparável o nosso tempo de escola a com a atualidade, quer em conteúdos quer em métodos.
No que se refere à criança sabemos que a tecnologia tem sido um catalisador destas mudanças e não tem ficado presa apenas à escola. Tem-se alargado a todas as áreas onde, de uma forma ou de outra, pode melhorar a vida das crianças. O aprender a andar de bicicleta foi uma delas.
Todos nos recordamos de aprender a andar pelo método tradicional:
- primeiro num triciclo
- depois numa bicicleta com duas rodinhas
- depois apenas com uma rodinha
- e finalmente, com a ajuda do pai ou do tio, com alguns berros pelo meio e nós crianças, com um medo terrível de cair. Tudo isto porque não conseguíamos manter o equilíbrio e pedalar ao mesmo tempo!
Percebemos hoje que este método está longe de ensinar de forma ideal a andar de bicicleta. Aliás, isso percebe-se bem porque todos temos amigos que nunca conseguiram ou só muito mais tarde se aventuraram nesta proeza.
Porque não bicicletas com rodinhas?
A bicicleta sem pedais foi a resposta ao método incorreto de aprender a andar de bicicleta, que infelizmente ainda hoje se pratica para desgaste de pais e crianças.
Este método procura responder ao principal desafio de aprender a andar de bicicleta: o equilíbrio
Em contraste ao método tradicional que não proporciona estabilidade, equilíbrio e segurança, e que apenas prolonga o processo de aprendizagem, as bicicletas sem pedais permitem às crianças passar por cima da aprendizagem das rodinhas, e também ignorar uma série de maus hábitos do ciclismo.
Ao usar rodinhas:
- Cria-se uma falsa sensação de segurança que não permite à criança a aprendizagem do equilíbrio.
- Permite o excesso de inclinação ao andar.
- As crianças têm de fazer uma força extra, desnecessária, para fazer um passeio suave.
- O peso das rodinhas aumenta o peso total da bicicleta, que não deve ultrapassar 30% do peso da criança.
- Impossibilita a criança de curvar em locais menos espaçosos.
- Não permite uma experiência de condução fácil e bem sucedida
A transição para uma bicicleta normal (sem acessórios de apoio) é sem dúvida o momento mais difícil, em resultado da falta de equilíbrio e do medo resultante. Dado que apenas estão preocupados em pedalar, não tomam qualquer atenção à velocidade, inclinação e especialmente, à coordenação geral que é necessária para andar de bicicleta.
Em resultado têm dificuldade em manter o controlo da bicicleta; ficam frustrados, podem magoar-se e no pior cenário, perder a vontade de aprender a andar de bicicleta.
Apenas com uma bicicleta sem pedais todo este processo é evitável, dado que o controlo da bicicleta está efetivamente nas mãos da criança.
Porquê optar por uma bicicleta sem pedais
Uma bicicleta sem pedais, como as da Banwood, pode ser usada a partir dos 2 anos e meio até aos 5 anos dada a sua leveza e a facilidade de uso pelas crianças.
Estas bicicletas sem pedais são projetadas para promover a coordenação, estabilidade e o equilíbrio, que são as actividades mais difíceis de aprender no uso da bicicleta. Ao contrário do que pensamos, pedalar é o mais fácil de aprender. E quando já se sabe equilibrar na bicicleta é ainda mais fácil.
Funcionam através da propulsão dos pés, oferecendo às crianças o controlo do equilíbrio e da velocidade da bicicleta. O reconhecimento destas características vai dar-lhes segurança para começar a andar, fazer curvas ou descer pequenas rampas. Aprendendo o equilíbrio, aumentam a velocidade e a divertirem-se mais, cada vez que andam na sua bicicleta.
O interessante é que são as próprias crianças que descobrem por elas próprias o funcionamento da bicicleta de equilíbrio e de como o seu corpo e medo interfere no equilíbrio do conjunto.
Também serão elas a decidir quando vão querer mudar para uma bicicleta de pedais. Cabe sempre aos pais perceber se estão prontas para o fazer. E quando o fizerem vão ver o “milagre” acontecer. Em menos de nada estão a andar de bicicleta de pedais como se sempre o tivessem feito.
Em conclusão a bicicleta sem pedais é o mais recente método para ensinar a andar de bicicleta. Não só é o mais indicado como é aquele que menos tempo de aprendizagem tem e que menos desgaste provoca, às crianças e aos pais.
Em casa temos duas crianças que aprenderam a andar de bicicleta por este método e que comprovam tudo o que referimos anteriormente. Porque não aproveita agora, que começa o bom tempo e os dias maiores, para iniciar este processo? Não tenha medo! A sua criança vai certamente ficar-lhe grata para sempre!