Montessori: a pedagogia que valoriza a autonomia e a liberdade na aprendizagem
A pedagogia Montessori é um método de ensino que procura valorizar a autonomia e a liberdade na aprendizagem das crianças. Criada pela médica e educadora italiana Maria Montessori, no início do século XX, esta abordagem pedagógica tem como principal objetivo desenvolver as competências naturais das crianças, respeitando o ritmo e o estilo de cada uma.
Ao contrário do modelo tradicional de ensino, em que o professor é o centro do processo educativo e as crianças são meras recetoras de conhecimento, a pedagogia Montessori valoriza a criança como protagonista da sua própria aprendizagem. Nesse sentido, o papel do educador é o de um facilitador, que cria um ambiente preparado e oferece os estímulos necessários para que a criança possa desenvolver as suas habilidades e potencialidades.
“Um sinal claro do sucesso de um professor é poder dizer: agora as crianças trabalham como se eu não existisse”.
Maria Montessori
A filosofia Montessori baseia-se numa série de princípios e técnicas que procuram estimular a criatividade, a autonomia e a liberdade da criança. Entre eles, destacam-se:
- Ambiente preparado
O ambiente é um elemento fundamental da pedagogia Montessori. Ele deve ser preparado de forma a estimular a aprendizagem e a autonomia da criança, oferecendo materiais e atividades adequados à sua idade e desenvolvimento. O espaço deve ser organizado de forma clara e simples, com materiais ao alcance das crianças e em quantidades limitadas, para evitar a sobrecarga e a dispersão da atenção.
- Liberdade com limites
A valorização da liberdade da criança, não significa que ela possa fazer o que quiser. Ao contrário, a liberdade é acompanhada de responsabilidade e respeito pelos limites do ambiente e das outras pessoas. Desta forma, a criança aprende a se autodisciplinar e a respeitar os outros, desenvolvendo valores importantes como a empatia e a solidariedade.
- Autoeducação
A pedagogia Montessori valoriza a capacidade da criança de aprender por si só, sem a necessidade de intervenção constante do educador. Por isso, os materiais utilizados são autoeducativos, ou seja, permitem que a criança descubra as soluções por si só, através da observação e da experimentação. O papel do educador é o de um observador atento, que acompanha o desenvolvimento da criança e lhe oferece os estímulos adequados para cada fase.
“Qualquer ajuda desnecessária é um obstáculo para o desenvolvimento”.
Maria Montessori
- Trabalho individual
Cada criança tem um ritmo e um estilo de aprendizagem próprios. Assim sendo, o método Montessori permite que a criança trabalhe de forma autónoma, escolhendo as atividades que mais lhe interessam e no seu próprio ritmo. Isso estimula a autoestima e a confiança da criança nas suas próprias competências.
- Respeito pelo desenvolvimento natural da criança
A pedagogia Montessori valoriza o desenvolvimento natural da criança, respeitando o seu ritmo e as suas necessidades. Por isso, o método é dividido em faixas etárias, que permitem que a criança desenvolva as suas habilidades de forma gradual e progressiva, de acordo com as suas características e potencialidades. O processo educativo é mais efetivo e a criança sente-se mais segura e confiante a cada etapa e aprendizagem.
- Estímulo à criatividade e à imaginação
A criança é incentivada a expressar a sua criatividade e imaginação através de propostas de atividades artísticas e lúdicas. Segundo o método Montessori o objetivo é estimular a criatividade da criança, oferecendo materiais diversos e atividades que permitam a sua livre expressão assim como o desenvolvimento da imaginação.
As mãos são criativas, podem produzir coisas. Os órgãos sensoriais e a capacidade de coordenação desenvolvem-se através das atividades manuais”
Maria Montessori
- Educação para a vida
A pedagogia Montessori valoriza a educação para a vida, ou seja, procura desenvolver nas crianças competências que sejam úteis no seu dia-a-dia. Por isso, o método enfatiza as aprendizagens práticas, oferecendo atividades que estimulem o desenvolvimento da coordenação motora, da linguagem, da matemática e das competências sociais.
Um dos pontos mais interessantes da pedagogia Montessori é o fato de ser um método que se adapta às necessidades e características de cada criança, permitindo que ela desenvolva as suas competências de forma única e personalizada. Além disso, o método procura estimular a criatividade e a imaginação da criança, oferecendo atividades lúdicas e artísticas que permitem a expressão e a descoberta de novas habilidades.
No entanto, é importante destacar que a pedagogia Montessori não é uma solução mágica para todos os problemas educacionais. Ela exige um grande envolvimento dos educadores e dos pais, que precisam estar dispostos a compreender e a aplicar os princípios e técnicas do método de forma consistente e adequada.
Por outro lado, é também importante lembrar que a pedagogia Montessori não é a única abordagem pedagógica válida, e que cada criança é única e tem as suas próprias características e necessidades. Por isso, é fundamental que os pais e educadores estejam disponíveis a explorar outras abordagens pedagógicas, e a adaptá-las às necessidades específicas de cada criança.
Em resumo, a pedagogia Montessori é uma abordagem pedagógica que valoriza a autonomia e a liberdade da criança na aprendizagem. Procura desenvolver as competências naturais da criança, respeitando o seu ritmo e estilo de aprendizagem. Esta abordagem tem sido cada vez mais valorizada no mundo atual, e é vista como uma alternativa ao modelo tradicional de ensino.
Deixamos aqui algumas sugestões de brinquedos/jogos para as diferentes idades e que seguem esta abordagem educacional e pedagógica: