Brincar na rua - Artigo do Blog
|

Brincar na rua: porque é tão importante para as crianças?

Brincar na rua, ao ar livre permite que as crianças desenvolvam autoconfiança, independência e autoestima. Elas tornam-se mais conscientes dos limites, fronteiras e desafios nas suas brincadeiras. Quando as crianças estão acostumadas a brincar na rua, elas são mais propensas a experimentar novas atividades.

As experiências ao ar livre podem oferecer uma oportunidade de explorar, descobrir e apreciar o mundo natural. Ao mesmo tempo, as crianças tornam-se mais ativas, fortalecem as competências motoras finas e grossas, testam os limites físicos e podem ser mais livres nas brincadeiras. O tempo gasto a brincar na rua deve ser uma parte importante da rotina diária de todas as crianças, incluindo para os bebés.

Brincar na rua estimula a imaginação e a flexibilidade da mente

Não importa o estado do tempo, brincar ao ar livre é sempre bom para as crianças. Há evidências científicas de que brincar ao ar livre melhora a saúde e seja qual for a sua idade, as crianças adoram. Por outro lado, sabemos que quanto mais tempo uma criança passa na natureza, maior é a probabilidade de crescer e se tornar um bom “administrador” do nosso planeta⁠, o que conta como uma vitória extra – a proteção da natureza e do ambiente!

Sobre este tema de cuidar do planeta e da natureza, na Companhia dos Brinquedos temos algumas sugestões de boas leituras.

Brincar ao ar livre e explorar a natureza é para todas as idades

Trazer os bebés para a rua.

Quanto mais cedo apresentar o bebé à natureza, maior é a probabilidade de ele desenvolver amor pelo ar livre ao longo da vida. Mesmo bebés e crianças pequenas podem brincar e aprender na natureza. Dê um passeio por entre as árvores, estenda uma manta na relva e deixe o seu bebé aproveitar a brisa fresca, o canto dos pássaros, os cheiros da floresta e as texturas das plantas. Vivam um bom tempo ao ar livre, a brincar com uma bola ou livros sensoriais e observarem o brilho do sol e as sombras.

Explorar a natureza com as crianças pré-escolares.

As crianças pequenas desenvolvem-se e aprendem a cada nova experiência:

  • Construam esculturas da natureza com galhos, folhas, pedras e outros elementos da natureza, colando os diferentes elementos numa base de cartão ou papel. Pergunte, às crianças que tipo de padrões identifica com os diferentes itens. Ou simplesmente deixem-nas brincar na lama, fazer comidas com terra, flores e folhas, usar os tachos e panelas para livremente brincarem enquanto desenvolvem os sentidos e a motricidade.
  • Andem de bicicleta ou caminhem com a família pela vizinhança ou encontrem um novo parque para explorar. Aproveitem para praticar algum exercício físico enquanto desfrutam do ar livre. Descrevam o que observam ao longo do caminho e falem sobre o clima, as alterações na natureza com a chega dada da primavera. Use muitos detalhes descritivos para ajudar as crianças a aprenderem novas palavras e a envolverem todos os seus sentidos.
  • Contem histórias no jardim. Peguem numa manta, alguns livros e encontrem um local com sombra para ler ao ar livre. Escolham livros que falem sobre a natureza e ajudem a criança a fazer a ligação entre a história e o ambiente que a rodeia.
  • Encontros ao ar livre. Combinem atividades com os amigos na rua. Uma forma simples de juntar os amigos e desenvolver a socialização, com o brincar na rua. Os adultos beneficiam a dobrar destes encontros!

Desafiem as crianças mais velhas e os adolescentes. Deixem-se levar pela natureza e fiquem a respirar o ar puro em família. Aproveitem esse tempo para socializar, com jogos e atividades de que todos gostem ou desafiem-se com algo novo.

  • Organizem uma caça ao tesouro da natureza ou comecem uma coleção de elementos da natureza. Procurem plantas, árvores, animais e pássaros locais. Apanhem pedras, bolotas, folhas ou pinhas, depois reúnam todos os objetos e criem uma mandala de família.
  • Deixem um rasto. Organizem com os pais dos amigos dos vossos filhos um jogo para enviar as crianças em “missões secretas de espionagem”. Uma família marca com giz na calçada, desenhando setas e letras ao longo do caminho para soletrar uma mensagem secreta. A outra família deve seguir as setas ao longo do caminho para registrar as letras e descobrir a mensagem.
  • Tenham sempre uma bola por perto. Uma bola para jogar futebol, à rabia, ou qualquer outro jogo que conheçam ou inventem! O importante é que se mantenha a diversão e a alegria enquanto gozam da presença uns dos outros na rua, ao ar livre.

Estes são alguns dos brinquedos que podem usar nas atividades ao ar livre e assim explorar e aprender mais sobre a natureza.

Benefícios saudáveis de brincar ao ar livre

Sair de casa oferece mais do que uma pausa divertida para as crianças e adolescentes. É também bom para a saúde e desenvolvimento físico e mental. Crianças e adolescentes que passam muito tempo a brincar ao ar livre e a usufruir da natureza serão:

  • Fisicamente mais saudáveis. As crianças brincam mais ao ar livre do que dentro de casa e precisam de oportunidades diárias para fazê-lo. Mais tempo ao ar livre está associado a um melhor desenvolvimento motor e menores taxas de obesidade e risco de miopia. Apanhar sol, com segurança, também nos ajuda a produzir a vitamina D de que nosso corpo precisa para se manter saudável e forte.
  • Mais predispostas para aprender. Brincar ao ar livre promove a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico. Estudos mostram que as crianças que passaram mais tempo na exploração e vivência da natureza, tiveram melhores resultados de aprendizagem.
  • Mais positivas nos seus comportamentos. Vários estudos mostram que quando as crianças passam mais tempo em ambientes naturais, elas têm menos irritação e menos agressividade. O controlo dos impulsos também melhora. Isto pode ser especialmente importante quando as rotinas normais mudam.
  • Mentalmente mais saudáveis. O stress e a depressão são menores em todas as pessoas que passam tempo na natureza. As crianças mostram maior foco e redução dos estados de falta de atenção, agitação e impulsividade.

Por fim, não se esqueçam: aproveitem o poder da natureza, em todos os seus aspetos enquanto brincam ao ar livre, seja perto de vossa casa ou bairro, ou onde quer que se sintam confortáveis.

Brincar na rua e ao ar livre, estar na natureza e pôr o corpo em movimento tem sempre benefícios para todos!

Divirtam-se muito!

Posts similares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *